Oriente Médio

ORIENTE MÉDIO

Em parceria com a Missão em Apoio à Igreja Sofredora (maisnomundo.org), temos atuado como coordenadores da MAIS Oriente Médio. Estima-se que cerca de 3 milhões de refugiados estão atualmente em nosso país base. Do total, apenas 300 mil estão espalhados pelos cinco campos da ONU, controlados pelo governo, fechados ao público e equipados com uma infraestrutura que favorece os acolhidos (escolas, hospitais, projetos de desenvolvimento comunitário, etc.). Os demais 2,7 milhões estão espalhados por áreas urbanas, sem o apoio necessário para sua sobrevivência. Em nosso vilarejo, estima-se a presença de 9 mil refugiados, em sua maioria iraquianos.

Em nossa base de operações são desenvolvidos projetos diversos como parte do Centro Comunitário MAIS. Nossa equipe é formada por obreiros locais e estrangeiros – voluntários jordanianos e refugiados de outras nacionalidades. Eles têm sido discipulados e treinados desde o princípio. Esses obreiros recebem apoio financeiro para que possam focar no ministério. Contamos também com o envolvimento de voluntários de longo prazo de países do Ocidente, como o Brasil, cujo sustento é de responsabilidade pessoal. Para saber mais sobre cada projeto acesse os links a seguir:


AJUDA HUMANITÁRIA

Desde o início de nossas atividades no Oriente Médio, temos realizado ações de socorro imediato aos refugiados.

Para conhecer recém-chegados ou alcançar os que não têm a facilidade de deslocamento até os postos de ajuda, realizamos visitas, que funcionam em três etapas:

(1) Avaliação e investigação - a fim de ouvir as histórias das famílias e de tomar nota de suas necessidades;

(2) Encorajamento - ocasião em que entregamos doações (cesta básicas, kits de boas-vindas para recém-chegados, cobertores, colchões, roupas, etc.) e compartilhamos uma mensagem de fortalecimento;

(3) Discipulado - momento em que damos início a visitas regulares de acompanhamento das famílias.


LAR SEGURO

Muitos dos refugiados cristãos escaparam de severa perseguição religiosa em seus países de origem.

Alguns nos procuram em busca de ajuda.

Para que consigamos cuidar melhor de casos especiais, oferecemos hospedagem num ambiente saudável, tentando acompanhá-los na cura de seus traumas.

Entenda um pouco mais sobre a realidade de refugiados cristãos no vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=8EHi4qUHPO8


MICROEMPREENDIMENTOS

Por meio da divulgação de oportunidade e da geração de microcrédito suficiente para a compra das ferramentas, esse projeto oferece condições de famílias refugiadas se sustentarem.

Alguns refugiados são altamente qualificados, e com a ajuda recebida podem começar um micro negócio sustentável.

Alguns cozinham e vendem sua produção, outros trabalham com a manutenção de computadores e telefones, entre outras atividades.


CLÍNICA DA ESPERANÇA

Como resposta às necessidades da comunidade ao nosso redor, mas principalmente para atender à urgente demanda da crise dos refugiados, demos início a uma clínica médico-odontológica sem fins lucrativos.

A equipe permanente é composta por refugiados profissionais da área da saúde.

Contamos também com a ajuda de voluntários de curto prazo com qualificação na área.


CLÍNICA FITNESS RAHWA

Com aulas de local pilates voltadas para mulheres refugiadas, e outras atividades para refugiados com problemas cardíacos, hipertensão e diabetes.

FUTEBOL TOCAR DE FUTEBOL

O projeto de futebol TOCAR atende meninos e meninas em situação de refúgio.

Acreditamos que, por meio do esporte, podemos influenciar de forma positiva uma sociedade em crise.

No projeto são trabalhados o desenvolvimento da coordenação motora, disciplina, respeito aos parceiros de equipe e adversários, desenvolvendo valores de cooperação e respeito às diferenças, entre muitos outros aspectos.

Cremos também no potencial de recuperação da autoconfiança e na capacidade de transformação da atual realidade triste e dolorosa em um futuro feliz e próspero.

E por que não acreditar que do meio dessas crianças poderá surgir craques de um clube de futebol, um camisa 10 de uma seleção em uma copa do mundo, ou até mesmo futuros profissionais bem-sucedidos em outras áreas de atuação?

Saiba mais em: www.facebook.com/projetodefuteboltocar

Siga no Instagram: @projetofuteboltocar


CIRCO SOCIAL

De onde eu vim? Onde eu estou? Para onde eu vou? Essas são algumas das perguntas que atingem os adolescentes de qualquer contexto social.

No caso dos refugiados, essas questões podem gerar uma crise de identidade irreparável, quando não respondidas.

Por isso, a arte circense tem sido aplicada nos projetos de nosso ministério como espaço de cura e discussão social.

O circo é uma ferramenta artística que envolve corpo e mente, explorando a criatividade dos participantes, bem como a descoberta de quem se é no coletivo e no individual.

Siga no Instagram: @suspiroefanybella


RAHWA KIDS

Jardim de infância e Mini-escola

Projeto social voltado para crianças de 4 a 13 anos, pequenos refugiados que não têm o direito de ir para uma escola local.

Em espaço adequado, elas têm a oportunidade de estudar disciplinas como Inglês, Árabe, Matemática, Música, Ciências, Artesanato, Educação Física, Circo, entre outras áreas de conhecimento.

Muitas das crianças atendidas tiveram que lidar com traumas profundos no ambiente escolar de seus países de origem.

Por isso, mais do que a transmissão de conteúdos, nosso principal objetivo é reabilitar essas crianças, preparando-as emocionalmente para a escola que as aguarda em seu país de destino.

Aulas de Inglês para adultos

Boa parte das famílias que atendemos são refugiadas e em sua maioria emigrarão para países de fala inglesa.

Muitos não falam quase nada do idioma, o que torna a futura adaptação algo muito difícil.

Com as aulas de inglês de nossa mini-escola, os refugiados beneficiados chegam mais preparados para a reintegração nos seus novos países.


GERA MAIS

Uma ferramenta de geração de renda e recuperação de autoestima das mulheres refugiadas.

Em espaço próprio, elas criam peças de artesanato, ponto cruz, costura e crochê, bem como desfrutam de comunhão, por meio das atividades de evangelismo e discipulado.

Os produtos autorais são vendidos no Brasil por nossos parceiros, e as mulheres compartilham do lucro obtido de seu próprio trabalho.

Por detrás de cada peça, há testemunhos de superação e vitória em Cristo Jesus.


RECREATE

O propósito do projeto ReCreate é reformar móveis abandonados para serem reutilizados.

Na cultura do país onde estamos é comum o descarte de móveis de madeira (sofás, armários, mesas e cadeiras), quando itens novos são comprados ou se muda de casa.

Com facilidade encontramos nas ruas móveis que podem ser restaurados.

Esse projeto de carpintaria surgiu diante da necessidade observada nas casas de refugiados durante as visitas de ajuda humanitária.

A fim de que sejam gerados recursos financeiros que viabilizem a manutenção do projeto, a cada quatro peças doadas para famílias de refugiados, uma é posta à venda em brechós de nossa comunidade.

O foco quando falamos dos móveis e dos refugiados é mostrar ser possível criar vida novamente naquilo que foi destruído ou jogado fora.

Saiba mais em: www.facebook.com/ReCreate.Jordania


GUEST HOUSE MAIS

Para melhor receber nossos voluntários, oferecemos uma opção de hospedagem, chamada de Guest House MAIS - um conjunto de apartamentos divididos por gênero, plenamente equipados com móveis e eletrodomésticos, com capacidade para receber até 40 pessoas por vez, e quarto para receber famílias de até quatro integrantes.

Podemos também ajudar a organizar passeios turísticos* ao Mar Morto, Petra, Jerash, entre outros lugares (*Custos não inclusos no contrato de hospedagem).

Diária: 45 dólares por dia.

Serviços oferecidos: acomodação, refeições e translado para atividades ministeriais.